Orientação para Registro do EI

Para se formalizar como MEI ( Micro Empreendedor Individual) é fácil e rápido, basta ter em mão seu documento de identificação juntamente com o comprovante de residência de preferência água, luz ou telefone.

Com o documento em mãos basta acessar o endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se, digitar sua data de nascimento e cpf e iniciar o processo de inserção de dados no sistema.

Após inserir os dados basta salvar e imprimir o certificado de empresário.

Dica: antes de pensar em fazer a sua formalização por conta própria certifique-se que você tem todos os dados necessários e que o CEP da rua em que você irá registrar a empresa esteja certo, pois houver algum dado incorreto a sua resolução gerará custos.

Por: Mário Sérgio

6 comentários sobre “Orientação para Registro do EI

  1. OLA BOA NOITE,NÃO SEI AO CERTO SE E AQUI QUE PERGUNTO EU TRABALHO EM UMA EMPRESA E QUERO ABRI UMA MEI PARA O RAMO DE PEÇAS DE INFORMATICA E MANUTENÇAO DE MICROS NOTES ETC…..ENTAO AMINHA PERGUNTA E SE EU ABRI UMA MEI E FOR MANDADO EMBORA DA EMPRESA QUE TRABALHO E QUISER RECEBER O SEGURO DESEMPREGO POSSO DAR BAIXA NA MEI E ENTRA COM OS PAPEIS DO SEGURO?OU MESMO DANDO BAIXA NA MEI EU NAO CONSEGUIREI RECEBER O SEGURO DESEMPREGO?PERGUNTO POIS CASO NAO DE CERTO DE IMEDIATO A MEI E EU SAIR DO SERVIÇO NÃO QUERO PASSAR DIFICULDADE COM A MINHA FAMILIA TEM COMO FAZER ESTE PROCEDIMENTO?E OUTRA COISA PARA FECHAR A EMPRESA TENHO QUE IR PESSOALMENTE NESTAS JUNTAS PARA DAR BAIXA/OU DA PARA FAZER TUDO VIA INTERNET?OBRIGADO PELA A SUA ATENÇAO DISPENSADA A MINHA PESSOA E PARABENS PELO BLOG.

    • Olá Edson desculpe a demora na resposta mais a demanda esta grande…

      Bom a baixa da MEI pode ser feita inteiramente pela internet mais quanto a abrir uma empresa para depois fechar para receber o seguro desemprego acredito ser inviável, pois além de você não saber quando será mandado embora o seguro desemprego é liberado apenas aqueles que não tem nenhuma atividade o que perde seu significado quando se tem uma empresa em seu nome…

      No mais fica como dica: abra sua empresa somente quando for demitido e receber seu seguro desemprego e mesmo assim la pela 4 ou 5 parcela para não correr perigo de perder.

      Espero ter te ajudado,
      ADM Mário

  2. ola! boa tarde, gostaria de saber se você poderia me tirar uma duvida, Fiz o cadastro MEI hoje e me arrependi gostaria de saber como faço para dar baixa e se isso gera algum custo.

    atenciosamente.

    Cleber Medeiros

    • Olá Cleber, acredito que não haja restrição para dar baixa na empresa mesmo que ela tenha sido aberta em tão pouco tempo, ainda sim tenho dúvida, pois seu caso é um dos primeiros aqui no blog, mesmo assim siga estas instruções:

      Para solicitar a baixa de seu registro como MEI, acesse a página de Solicitação de Baixa do MEI e siga os passos abaixo:
      1- É necessário um código de acesso. Caso não tenha um ou tenha se esquecido, gere um novo Código de Acesso no Portal do Simples Nacional no endereço:
      http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/controleacesso/GeraCodigo.aspx (será aberta uma nova janela).
      Para gerar o novo código, será necessário informar o CNPJ, o CPF, o Titulo de Eleitor ou o recibo da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física dos Exercícios de 2012 ou 2013, anos-base 2011 e 2012, respectivamente, e a Data de Nascimento.

      Observação: O Código de acesso deverá ser anotado ou salvo no computador. Guarde o código para uso futuro.

      2- Com o Código de Acesso em mãos, vá para a página de Solicitação de Baixa e informe o CNPJ, o CPF e o Código de Acesso e clique no botão “Prosseguir”;
      Obs. Caso apareça uma mensagem solicitando a atualização de dados cadastrais, vá ao formulário de Alteração de Dados Cadastrais, informe os dados de seu registro e o código de acesso e verifique se os dados do seu registro estão todos preenchidos. Corrija os dados do formulário, confirme a alteração e retorne para o formulário de Solicitação de Baixa.

      Ressalto que esses são passos para baixa de empresas com pelo menos 6 meses, porém se não tiver nenhuma restrição você não problemas em baixar a empresa.
      O endereço é: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/baixa_mei

    • Olá Jeane tudo bem?

      Assim como no nascimento, casamento e óbito, a criação de uma pessoa jurídica também deve ser registrada. A Junta Comercial é a responsável pelo registro público de atividades ligadas a sociedades empresariais. A Junta Comercial auxilia, também, a organizar e manter atualizado o cadastro de empresas em funcionamento no País.

      Registrar a empresa e receber o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial, contendo um número que é fixado no ato constitutivo (Contrato Social ou Requerimento de Empresário).

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s